Existem procedimentos diários para manter o conjunto funcionando adequadamente, aumentando a durabilidade dos componentes e reduzindo o custo de manutenção e o risco de uma quebra repentina que possa causar um acidente.

O ajuste da folga que existe entre uma lona de freio e o tambor é um desses passos que devem ser efetuados periodicamente. Isso acontece pois, toda vez em que o sistema de freio é acionado pelo motorista, o eixo S faz movimentar os patins e com isso há um atrito entre o tambor e a lona, o que provoca desgaste na lona.

Esse trabalho é feito pelo ajustador de freio, conhecido no mercado como catraca de freio.

Procedimento de ajuste e revisão

O funcionamento e ajuste das catracas mecânica e automática têm diferenças entre si. Para ajustar manualmente, o técnico vai utilizar uma chave e, com o eixo do veículo levantado, vai girar a roda, travá-la e soltar de três a quatro dentes (1/4 de volta). Já o ajuste automático é feito todas as vezes em que o motorista pisa no freio, o ideal é que esse ajuste seja feito bem lentamente.

O ajustador mecânico não tem reparo, se tiver algum problema deve ser substituído por uma peça nova. No entanto, a catraca automática pode ser reparada caso apresente falhas de funcionamento, o que está diretamente ligado com a quilometragem do veículo.

Como fazer o reparo

Entre as ferramentas necessárias para a desmontagem do componente, o mecânico vai precisar de chaves em geral, chave de pinos, chave sextavada, bucha espaçadora, dispositivo para teste de mola (balança), relógio comparador, mandril, etc.

  • A primeira operação é retirar todos os parafusos, remova a unidade de controle e a junta. (deve ser substituída por uma nova)
  • Faça a desmontagem da tampa traseira.
  • Desmonte a tampa dianteira.
  • Remova o acoplamento unidirecional. Esta peça é composta por engrenagem, acoplamento e mola interna.
  • Remova o eixo prensado no mancal interno.
  • Retire a coroa.

Inspeção dos componentes

Com o ajustador desmontado, é necessário fazer a inspeção dos componentes. Lave cuidadosamente as peças e faça uma análise criteriosa, de acordo com os pontos abaixo, substituindo as que estiverem sem condições.

Procedimentos de montagem

1 – O primeiro passo é substituir o tampão de graxa pelo bico da engraxadeira para facilitar a hora da lubrificação do veículo, utilize a graxa de molibideno.

2 – Observe que na parte interna da coroa há um rebaixo retalhado, que tem que ficar para o lado interno. Antes coloque os anéis de vedação, sempre montando com graxa. Encaixe no carcaça do ajustador.

3 – Agora vamos montar o eixo sem fim, encaixe com graxa dentro do corpo, e em seguida, coloque o mancal. Use a ferramenta da desmontagem, do lado oposto para fazer a prensagem do mancal. Tenha certeza de que chegou até o final do alojamento.

4 – O próximo passo é girar, com uma chave de boca, o “sem fim” para verificar o assentamento dos dentes do sem fim com os da coroa, movimentando 360º para ambos os lados. Se travar os dentes, retire o conjunto e veja onde é o problema.

5 – Depois, coloque a mola no acoplamento direcional com o seu polegar, e a engrenagem. Observe se o acoplamento direcional e a engrenagem estão faceando uma na outra. Coloque o conjunto no ajustador, sem esquecer do anel o’ring.

6 – Vamos alojar o rolamento na tampa, sempre utilizando graxa, e depois montar a tampa no conjunto ajustador. O torque aplicado na tampa é de 50 Nm.

7 – Com a ajuda do relógio comparador, vamos verificar a folga entre o corpo e o sem fim, que deve ser de 0,15 a 0,60mm.

8 – Coloque a tampa traseira, a mola e a arruela de encosto, com o centro esférico do lado do eixo “sem fim”. Rosqueie até o último fio de rosca. Não esqueça de colocar bastante graxa.

9 – Monte agora as molas e a cremalheira. Coloque uma mola dentro da outra e, com a ferramenta, pressione dentro do alojamento. A cremalheira tem que alinhar direitinho com o corpo, se precisar movimente o “sem fim”.

10 – Vamos instalar agora a unidade de controle. Existe uma unidade de controle para cada tipo de aplicação de ajustador, há folgas diferentes para cada uma, variando para mais ou menos. Veja sempre a aplicação correta, coloque a junta, monte no corpo do ajustador e prenda os parafusos.

11 – Por fim, é realizada a calibragem do ajustador, para isso, o técnico necessita da balança. Abra a morsa, encaixe o ajustador na balança, movimente até que encaixe perfeitamente e a base da balança esteja alinhada com o mordente. Movimente até que o relógio chegue até a metade do curso e arme o ajustador, pressionando no sentido de atuação do freio. Pressione o braço do ajustador até o final e movimente a morsa até aliviar o ajustador na marca verde, o que significa que está ajustado. Caso contrário, faça o ajuste com a chave de boca, pressionando a mola ou soltando um pouco a mola. Esse ajuste é feito somente na hora da montagem.

12 – Terminada a calibragem, coloque os arrebites e o tampão. Agora está pronto para instalar no caminhão.

Comentários(01)

  1. Marcos goes 21 de novembro de 2020

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.

    Parabéns, Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

    Responder

Deixe um comentário