Quem sempre cogitou trabalhar com a área de reparação, provavelmente, jamais imaginou ter um título de nível universitário neste segmento. Curso superior do SENAI promete qualificar o aprendizado do reparador e elevar o seu reconhecimento no mercado de trabalho
Victor Marcondes
Se antes os cursos técnicos eram considerados o “limite” para os mecânicos, agora eles têm a possibilidade de conquistar até um diploma de categoria universitária. Este é o objetivo do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos, oferecido pelo SENAI-Ipiranga. A faculdade tem o intuito de formar profissionais capacitados para condução dos processos de manutenção e reparação, além de gestão de pós-venda e desenvolvimento de soluções inovadoras.
Segundo Mauro Alves, coordenador técnico do SENAI-Ipiranga, o profissional poderá encontrar oportunidades em qualquer empresa que atua na área de serviços automotivos, ou mesmo em empresas fabricantes de autopeças, de equipamentos e montadoras em setores ligados à assistência técnica.
Com duração de três anos, o curso foi idealizado a partir de uma parceria do SENAI-SP com o Ministério da Educação da França, Ministério da Educação do Brasil e Empresas Peugeot e Citroën. Trata-se de uma formação inédita no Brasil, mas que existe em outros países europeus.
Para elaborar o Projeto Pedagógico, o SENAI-SP reuniu um Comitê Técnico Setorial, composto por representantes das diversas empresas da cadeia automotiva, representantes de sindicatos e associações e especialistas da área tecnológica.
Com uma carga de 2800 horas, incluindo 400 horas de estágio supervisionado, as aulas abordam temas básicos como: Comunicação Oral e Escrita, Matemática e Física. No entanto, o conteúdo se torna especializado quando o módulo começa a tratar de Sistemas Mecânicos Automotivos, Materiais Automotivos, Sistemas Estruturais Automotivos, Sistemas Eletroeletrônicos Automotivos, Gestão de Recursos Financeiros, entre outros.
O curso ainda está sendo oferecido no período noturno, com a abertura de uma nova turma a cada semestre com 40 alunos. A instituição já abriu as inscrições para segunda leva de alunos, que deve encerrar às 21h00 do dia 15 de maio.
No processo seletivo são abordadas questões relacionadas com Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia no nível do Ensino Médio. No site www.sp.senai.br/processoseletivo o candidato pode verificar o detalhamento dos temas que serão abordados. “A melhor forma do estudante de prepara é revisando esse conteúdo, identificando seus pontos fracos e planejando os seus estudos”, diz Mauro.
Segundo ele, o projeto pedagógico do curso foi estruturado de acordo com a metodologia de formação, com base em competências. Haverá aulas conceituais e aulas práticas, muitas delas baseadas em situações com problemas típicos do setor de serviços automotivos. As aulas são ministradas nos diversos laboratórios e oficinas que constituem a escola.
A grade de professores é formada por especialistas, mestres e doutores, preparados para atender toda a necessidade dos alunos. Para serem aprovados, os interessados devem ter Ensino Fundamental completo e alcançar nota satisfatória na prova do processo seletivo. O curso é indicado para jovens e adultos, com ou sem experiência na área de serviços automotivos que buscam uma formação em nível superior para atuar nessa área.
Na prática
Estudante da primeira turma do curso, Leopoldo Lima, chefe de oficina da concessionária Citroën de São Bernardo do Campo/SP, afirma que as aulas são bastante esclarecedoras, levando o profissional a perceber como há muitas coisas novas a se aprender no setor. "Aproveito muito o conteúdo sobre tecnologia e soldas de carroceria. As aulas práticas me ajudam e eu consigo aplicar o que eu aprendo no dia a dia da oficina", diz.
De acordo com ele, já é possível observar a diferença como é tratado pelos colegas de trabalho e até pela empresa qual é funcionário, com a possibilidade de uma promoção para o cargo de gerência. "A base do que estou aprendendo na faculdade vai me dar a oportunidade de levar meu currículo até para dentro das montadoras", ressalta.
Bolsa estudantil
Alunos de baixa renda podem contar com alguns programas de acesso e permanência nos Cursos Superiores de Tecnologia do SENAI. Alguns dos benefícios oferecidos pela instituição são:
- Aluno beneficiado inicia o pagamento das mensalidades financiadas 6 meses após a conclusão da fase escolar do curso;
- Na época do pagamento, o valor da mensalidade será igual ao que estiver sendo praticado pelo SENAI-SP para o aluno ingressante no mesmo curso;
- Ao efetuar o pagamento, o aluno beneficiado anteriormente passa, indiretamente, a financiar o aluno atual;
- Bolsa de Responsabilidade Social - destinada ao aluno com necessidade comprovada de auxilio financeiro;
- Bolsa de Monitoria e de Iniciação Científica - destinada ao aluno que se destacar pelo seu rendimento escolar e manifestar interesse em executar atividade de apoio à ação docente ou para desenvolver projeto de iniciação científica;
- Desconto financeiro de pontualidade.
Como se inscrever
As inscrições para o curso deverão ser realizadas até o dia 15 de maio, somente pelo site www.sp.senai.br/processoseletivo. A taxa é de R$53,00 e prova de seleção será realizada no dia 9 de junho. As aulas serão ministradas no período noturno, das 18h30 às 22h55.
FONTE: PORTAL O MECÂNICO